Ser autônomo no meio audiovisual é um enorme desafio em tempos de isolamento social, tanto que toda vez que me perguntam: “quais são os maiores desafios para ser autônomo na área de produção de conteúdo audiovisual?” há uma longa pausa antes da resposta.
E para encontrá-la, sempre reflito relembrando os trabalhos que realizei.
Fiz esse processo mais uma vez hoje, e resolvi compartilhar com vocês nesse texto, cinco dos principais aprendizados que tive ao inciar a minha empresa de produção de conteúdo audiovisual a Lisoca Criação de Conteúdo:
- Organize sua agenda de contatos
O primeiro e talvez o mais importante é você ter em mente que no audiovisual nada é feito sozinho. Ah, tá bom, você pode ser um videomaker e participar de todas as etapas do processo, mas isso vai limitar o seu tempo e suas possibilidades de ganhos, pois você vai estar preso em cada momento da realização de um projeto, centralizando tudo e não terá para quem demandar tarefas e agilizar entregas. Então, mantenha sua agenda de contatos atualizada e organizada. Isso vai te ajudar em dois lados: para contratar profissionais para trabalhar com você e para prospectar clientes. Como assim? Lembra aquele estagiário que trabalhou contigo e que era talentoso há 8 anos? Hoje ele pode ter a empresa dele ou ser gerente de alguma empresa e precisar contratar alguém de audiovisual para uma produção corporativa ou uma série, documentário. Mas ele também pode ser um frila de edição de imagem muito talentoso, que pode ser parte importante de alguns de seus projetos. Ou seja, todo contato que você fez na sua vida, seja profissional ou pessoal – amigos de faculdade, de escola, de chope e futebol… – pode virar um potencial cliente ou parceiro de trabalho.
- Crie seu site
Todo mundo sabe a importância de ter presença digital nos dias de hoje. Muitos focam em trabalhar as redes sociais, publicar, publicar, publicar conteúdos muitas vezes irrelevantes e que cansam a sua audiência. Mas onde as pessoas realmente conhecem o seu trabalho e a sua empresa? No seu site. O seu site é a sua casa na internet. As redes sociais são como casas alugadas, que em qualquer momento podem pedir para você entregar – lembra do Orkut? Quantas pessoas não perderam fotos, textos, artigos que haviam publicado somente no Orkut quando a rede social anunciou seu encerramento? Se você tiver o seu site, e publicar todo o conteúdo relevante e importante nele, você não correrá esse risco. O site, hoje, é o seu currículo e seu portfolio online. Então, que tal planejá-lo e executá-lo?… Ah, mas isso não exclui a necessidade de continuar produzindo conteúdo relevante nas redes sociais, afinal um complementa o outro e as redes sociais são importantíssimas para criar um fluxo de pessoas visitando o seu site, assim como o Google Negócios e Ads.
- Aprenda a administrar o seu tempo
Quando você vira autônomo uma das maiores dificuldades é administrar o seu tempo entre trabalho, vida pessoal, cuidados pessoais, família… Se você vai trabalhar de casa, crie uma rotina com horários bem definidos para o seu dia. Quando trabalhamos em uma empresa, normalmente cumprimos carga horária (em média 7h-8h diárias). Sejamos sinceros, muitas vezes o trabalho efetivo é de 3h-4h por dia, nas demais horas temos cafés, resenhas, idas ao banheiro, visitas às redes sócias e buscas pessoais em sites, atendemos ligações da família ou falamos no WhatsApp, comemos… fora o tempo perdido no trânsito. Então, não se culpe se a sua jornada de trabalho como autônomo em casa (ou em coworking) for menor do que as 7h-8h que você estava habituado. Apenas faça com que a sua carga horária de trabalho seja bem aproveitada e muito focada, sem distrações. Assim, você vai perceber o quanto consegue e precisa trabalhar em alto rendimento durante o dia, sem precisar se sobrecarregar.
- Tenha momentos de ócio criativo e inspiração
Tenha momentos de ócio criativo e inspiração, sim. Isso não é vergonha. Isso não é preguiça. Isso não é procrastinação. Claro, desde que não seja o dia inteiro e que ocupe mais tempo do seu dia do que o tempo produtivo. Pausas para relaxar, se inspirar, estudar… são fundamentais. Quem trabalha com audiovisual precisa assistir filmes, séries, documentários, realities, programas, noticiário… é assistindo a produtos de qualidade que surgem ideias e referências, além de ampliarem o nosso leque de possibilidades. Estudar tendências e novidades do audiovisual vai te deixar sempre atualizado e com um bom conhecimento na hora de apresentar projetos e oferecer soluções para seus clientes.
- Não deixe o mercado definir o seu valor
Uma das maiores dificuldades de quem é autônomo e começa a sua própria produtora audiovisual – ou negócio em sua área de expertise – é saber o seu valor no mercado e negociar projetos. No início, todos nós cometemos um erro fatal: Abaixamos nosso valor com medo de não termos trabalho. Sim, isso é um erro, acredite. Há mercado para todos os preços, profissionais e projetos. Há diferentes níveis de exigência, conhecimento, demanda. Então, precifique o seu trabalho de acordo com a sua experiência, a sua relevância no meio e a sua capacidade e qualidade de entrega e atendimento. Lembre-se sempre que ninguém vai entregar um trabalho como você – afinal, cada trabalho audiovisual é autoral e único. Então, não tenha medo de dizer não para pedidos de desconto. Talvez, aquele cliente e projeto não sejam para você naquele momento, mas deixe sempre as portas abertas. E lembre-se sempre, o seu valor de mercado te define como você será conhecido nele.
Espero que essas dicas te ajudem a ter sucesso nesse mercado encantador e muito competitivo. E caso queria saber mais, entender mais, e precise de um guia nesse início de trabalho autônomo, visite www.corujaproducoes.com.br e não hesite em entrar em contato por contato@corujaproducoes.com.br para saber sobre a minha consultoria!
Boa sorte!
Texto original publicado em www.corujaproducoes.com.br/blogs
Jefferson Rodrigues, sócio proprietário, roteirista, produtor executivo e documentarista premiado internacionalmente da Lisoca Criação de Conteúdo. Diretor e Produtor Executivo do documentário As Copas por um Clique (2018) – disponível no Amazon Prime Video e vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Cinefoot (2018) e no Florence Film Awards (2019); diretor, produtor executivo e roteirista de Radar! Um time! Uma nação! (2019), vencedor do prêmio de Melhor Documentário Curta Metragem no Festival Cine de Desporto de Lisboa (2020); produtor executivo da série documental Os Indomáveis para o Esporte Espetacular da TV GLOBO; roteirista e produtor executivo da animação de apresentação do Campeonato Brasileiro da Série C para o DAZN; e roteirista de muitos vídeos e eventos corporativos para empresas como GSK, Beep, BRMed e Escola Infanzia. Além de autor dos livros “Um voo para a vida” e “Leito 18” disponíveis na amazon.com.br para Kindle ou versão impressa.