A aguardada série produzida por LeBron James e Tom Brady estreia na semana que vem. Greatness Code é a aposta da AppleTV+, o serviço de streaming da Apple, para entrar de vez na briga com as gigantes Netflix, Prime Video e Hulu, e se consolidar no Top-5 ao lado da Disney+.
A AppleTV+ encontra dificuldade para se consolidar no mercado de streaming devido ao seu pequeno catálogo – apenas com produções originais. A tardia chegada da Apple nas plataformas de streaming fez com que a empresa enfrentasse dificuldade para compra de conteúdos clássicos de grandes estúdios (Warner, Sony, Disney, HBO) – todos entraram de cabeça nas plataformas digitais, quem não tinha lançou e quem tinha, reformulou. Além disso, já há a concorrência natural dos serviços já consolidados (Netflix, Hulu, Prime Video).
Para pegar sua fatia do mercado, a Apple ofereceu 1 ano de assinatura gratuita para quem comprasse qualquer hardware da empresa. Conseguiu chegar a 33 milhões de assinantes em menos de um ano (mesmo que isso ainda não renda receitas astronômicas para a empresa). Produções como The Morning Show, See, Truth be told, Home before Dark, The Banker, Dear e Servent mostraram qualidade e capacidade de competir com as gigantes do meio. Algumas dessas produções devem até aparecer na disputa por prêmios importantes em 2020. Mas o grande salto pode vir agora com Greatness Code.
Resolvi listar sete motivos para que você dedique parte do seu tempo para essa produção da AppleTV e porquê a série documental é tão aguardada.
Os personagens
Sim, esse motivo era óbvio. Juntar em uma mesma produção Tom Brady, LeBron James, Kelly Slater, Ulsain Bolt, Katie Ledecky, Alex Morgan e Shaun White impressiona. Todos são lendas em suas modalidade e conquistaram títulos e o reconhecimento mundial. Ter a oportunidade de ouvi-los contando suas histórias é algo muito atrativo para quem gosta de esportes.
A comparação com The Last Dance
A série documental da Netflix, que narrou a dinastia do Chicago Bulls sob o comando de Michael Jordan nos anos 90 na NBA, foi apontada como um marco para a produção documental esportiva. A qualidade de arquivo, as entrevistas, o roteiro e a produção impressionaram. Quem ficou órfão de uma boa produção sobre esportes tem uma alta expectativa para saber se Greatness Code conseguirá chegar ao mesmo padrão de excelência. No trailer, a AppleTV+ anuncia como “A groundbreaking new serie” (uma nova série inovadora). Veremos…
Esporte sempre tem histórias inspiradoras
Quem gosta de conteúdo que inspira, sabe que história de esportistas são um prato cheio. Quando envolve atletas de alto rendimento então… Tem sofrimento, dedicação, etapas da vida queimadas, dores, depressão, limite físico e mental… E no final a superação com a conquista. E, para ajudar, a premissa da série é que os atletas revelem uma história inédita que tenha sido um fator preponderante em suas carreiras.
Artes e grafismo
O trailer já mostrou que a série terá uma linguagem com bastante arte e grafismo. Quem gosta desse tipo de solução gráfica para a ausência de imagens originais não deve se arrepender.
Soluções de produção e edição
As duas séries documentais da AppleTV+ (Home e Dear) mostraram uma vasta capacidade inventiva para produção de imagens. Em Dear, há ótimos planos-sequências em que o personagem que envia a carta passa novamente pelo momento transformador de sua vida, como se o revivesse. E pelo mostrado no trailer, Greatness Code não deve abusar de arquivos, o que torna ainda mais desafiador para se contar essas histórias.
Desafios do Roteiro
Depois da construção impecável de The Last Dance, o que Greatness Code pode apresentar? Claro que as séries tem formatos diferentes, The Last Dance foi “serialized” (com arco de temporada predominante), enquanto Greatness Code se anuncia “procedural” (com episódios isolados no estilo casos da semana, e arco de episódio completo), mas a comparação será inevitável.
Profundidade
Dear, uma das produções de sucesso da AppleTV+, seguia modelo similar de série “procedural”, mas com grandes personalidades de diversas áreas (Spike Lee, Oprah, Stevie Wonder…). Apesar da ótima ideia e execução, faltou profundidade nas histórias de vida tanto dos protagonistas como das pessoas que enviavam as cartas. A série esteticamente funcionou, mas os 30 minutos de episódio deixaram o gostinho de que poderia se contar e mostrar mais. Será que Greatness Code conseguirá avançar nesse ponto ou ficará superficial?
Como em toda a grande produção a aposta no sucesso é alta, como também o risco de frustração por não atender às expectativas. No dia 10, saberemos em que coluna Greatness Code estará…
Jefferson Rodrigues
escritor, roteirista, documentarista, produtor e criador de conteúdo freelancer
Sócio da Lisoca Criação de Conteúdo
Diretor e Produtor Executivo do premiado documentário As Copas por um clique (2018)
Diretor, Roteirista e Produtor Executivo do premiado documentário Radar! Um time! Uma nação! (2019)
Autor do livro Um voo para a vida.
#streaming #appletv+ #greatnesscode #audiovisual