[A AppleTV+ tinha ouro na mão, mas não soube usar da melhor forma e desperdiçou um elenco estelar numa série vazia, fria, em que só as artes impressionam]
Cinco minutos por episódio. Quem esperava uma série capaz de competir pela atenção, audiência e foco com The Last Dance, se frustrou. Greatness Code, da AppleTV+ não passa perto da profundidade, do conteúdo e do roteiro do que vimos em The Last Dance, da Netflix.
A ideia de revelar os momentos cruciais das carreiras de sete dos maiores atletas do mundo era excelente, mas… a frieza, a falta de emoção e a falta de profundidade no conteúdo deixaram cada episódio da série com cara de um engodo. Nada muito grandioso é revelado. Ok, talvez a expectativa estivesse acima da média, mas quando se tem um leque de personagens como LeBron James, Tom Brady, Usain Bolt, Alex Morgan, Kelly Slater, Katie Ledecky e Shaun White, você quer ser surpreendido, entrar na mente deles, decifrá-los. E isso não acontece.
O episódio de Kelly Slater em especial é decepcionante. O unodecacampeão mundial de surfe conta o momento de seu pentacampeonato seguido como se estivesse narrando uma receita de suco de laranja. Usain Bolt e Shaun White são os que mais revelam de suas personalidades, suas forças interiores e inseguranças. Os demais são apenas odes aos seus grandes momentos. E isso que acompanha esportes, já viu algumas vezes.
Com cinco minutos por episódio, Greatness Code até contextualiza o momento, revela uma ou outra história desconhecida, mas tudo muito superficialmente. Como os memes recentes de quarentena, Greatness Code é uma live que poderia ser um story, uma reunião que poderia ser um e-mail.
Se Greatness Code tem algum mérito, são as as artes e grafismos utilizados na série. Esses sim, impressionam. Uma linguagem muito clara, muito bem utilizada e que é o grande ponto positivo e razão para seguir adiante. Quase todas as imagens dos episódios, exceto as do depoimento do atleta, são trabalhadas e transformadas.
Se você trabalhar com grafismo ou artes, não deixe de ver. Certamente, vai ver uma nova era de criação na sua área. Mas se você quer saber o que faz um atleta se transformar em um grande atleta, pode passar adiante, ou baixar suas expectativas e apenas pensar em usufruir de cinco minutos com cada um desses personagens.
The Last Dance segue imbatível no segmento documentários esportivos. E parafraseando LeBron James em seu episódio: I felt nothing! vendo Greatness Code. Uma pena.
#streaming #produçãoaudiovisual #sériedocumental