Quando assisto séries ou filmes muitas vezes me pego focado mais no diálogo do que na ação. Como uma pessoa apaixonada pelo audiovisual desde pequeno a ação sempre foi fácil de me prender, mas um bom diálogo é difícil. Depois que passei a me aventurar no mundo dos roteiros percebi que minha maior dificuldade estava nos diálogos.

Como fazer para que soem natural? Como dar voz ao personagem e não replicar a sua própria voz nele? Como escolher as palavras certas para cada situação?

Escrever diálogos exige uma imersão no mundo do personagem. Afinal, você está escrevendo para outra pessoa interpretar. Imaginar a pessoas falando, agindo e colocando as palavras é fundamental. Por isso, muitas vezes costumo fechar os olhos e falar o texto em voz alta para sentir as palavras no ar e ver como elas funcionam.

Esse ano, participei da Oficina de Roteiro para Série com a Dani Reule, lá conheci uma turma espetacular com a Gell, a Nathalia, a Juliana, o Leandro e o Rodrigo. Todos com seus talentos ímpares e histórias maravilhosas para serem contadas.

A minha estava em desenvolvimento, era o primeiro projeto de série de ficção que eu tirava do papel. O primeiro roteiro que eu escrevia. A primeira vez que construía personagens, backstory, tramas, escaletas, beats, sinopses de episódios e arcos de temporadas… Um projeto completo.

A oficina consistia em contribuirmos e trocarmos nossas experiências e conhecimento com os colegas e assim, ao final de 12 encontros, cada um teria o projeto e o primeiro tratamento do piloto da sua série prontos para serem apresentados.

Foi aí que esbarrei no meu drama: DIÁLOGOS! Como é difícil escrever diálogos!!! Lia com frequência os projetos dos meus amigos e vi que Rodrigo tinha um talento natural para diálogos. As palavras saiam com uma espontaneidade, uma certeza, uma colocação perfeita que você ri, chorava, se irritava somente de ler o projeto dele.

Comprei livros, passei a procurar por mais roteiros na internet, sempre que posso assistir um episódio de uma série estou em frente à tv ou ao computador, tudo para aprender, observar e melhorar minha escrita de diálogos.

Curiosamente, descobri que muitas vezes os diálogos também podem me envolver e seduzir para ver e gostar de uma série – mesmo quando a trama se apresenta mais fraca. The O.C. e Fleabag são séries que os diálogos me prendiam. Curiosamente as duas tinham em alguns de seus personagens um tom sarcástico. E você que tipo de diálogo te prende em uma série?