A partir de hoje, está disponível na AppleTV uma experiência audiovisual de Gigaton, o novo álbum do Pearl Jam. A ação que aconteceria nos cinemas de vários países no mundo teve seus planos alterados por causa da pandemia do Corona vírus. A última etapa de um excelente case de produção de conteúdo do álbum lançado em 27 de março, que eu recebi em casa nesta semana.
Gigaton pode ter chegado às lojas somente no dia 27, mas já está circulando pela grande rede desde 10 de janeiro, quando a primeira ação foi colocada em prática. Por e-mail, o Pearl Jam enviou um mapa para o fã se localizar e identificar o ponto de revenda de produtos da banda mais próximo a dele. No Brasil, havia um em São Paulo, o primeiro na América do Sul. Toda a identidade visual da newsletter já estava alinhada com Gigaton. Além disso, foi enviado um link para que o fã baixasse um filtro para redes sociais. Gigaton já estava lançado aí.

Dias depois, a banda anuncia a data de lançamento do novo álbum e uma turnê nos Estados Unidos e Europa, depois de um 2019 sem shows – algo inédito desde o surgimento da banda em 1990. Os ingressos se esgotam em poucos dias para todos os shows nos Estados Unidos. E os da Europa, apenas aqueles que eram em Festivais não esgotaram.
Duas semanas depois, no fim de janeiro, a banda lança uma “caça às músicas”. O fã procuraria por dicas que o levariam aos nomes das músicas que fariam parte do novo álbum. Por email, o fã recebia sua “conquista”: o nome de uma das músicas. Ação perfeita para instigar o fã sobre o que estava por vir.

Dia 22 de janeiro, o primeiro single: Dance of the Clairvoyants. Com o anúncio de um clipe dividido em três partes – a última parte foi lançada em 7 de fevereiro. A estratégia manteve a música presente nas redes sociais e levou Dance of Clairvoyants ao 2º lugar nas paradas da Billboard em 1º de fevereiro. A última vez que um single do Pearl Jam chegou a essa posição na lista da Billboard foi em 26 de junho de 1999 com Last Kiss. Resultado alcançado.
Ainda em 7 de fevereiro, a banda anuncia uma promoção em seu site que garantiria a um fã ingressos uma viagem para Nova Iorque com passagem, hospedagem e ingresso para dois shows da banda na cidade. Um para o – já esgotado – show do Madison Square Garden e outro ingresso para o show exclusivo para fãs no Apollo Theater em comemoração aos 10 anos da parceria com a SiriusXM. Para concorrer o fan precisava fazer uma doação entre 5 e 100 dólares.
A etapa seguinte foi ainda mais surpreende. Dia 13 de fevereiro, semana da primeira super lua de 2020, um email com apenas uma frase: Ache a lua hoje à noite para ouvir a nova música Superblood Wolfmoon. Um link que abria uma janela com um círculo. E assim que você colocasse a lua dentro do círculo, a música iniciava e tocava apenas um trecho.

A música mesmo só chegou às plataformas digitais cinco dias depois. E no dia 19 de fevereiro, o clipe da música foi lançado. Mais uma semana em evidência. Hoje, dois meses depois do lançamento, o clipe da música tem mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube.
A pandemia do Covid-19 explodiu e a banda foi uma das primeiras a anunciar o cancelamento e adiamento dos seus shows no dia 9 de março, dois dias antes de as autoridades de Seattle anunciarem o fechamento das escolas e universidade na cidade e o lock down ter início. Era o lado social sendo mostrado mais uma vez.
Algo comum para a um banda que na década de 90 entrou em conflito com a Ticketmaster nos Estados Unidos em busca de menores taxas para se ter preços mais juntos nos ingressos para seus shows. Que no início do século, se afastou de festivais por causa da morte de fãs durante o show da banda em Roskilde, na Dinamarca.
Ainda antes de Gigaton chegar às lojas e plataformas digitais, o terceiro single foi lançado: Quick Escape, em 25 de março. Com ele mais uma ação. Mais uma newsletter com um link para o fã jogar um joguinho de 8bits, estilo Atari enquanto escutava a música ao fundo. No jogo Quick Escape, você escolhe qual dos membros da banda comandará a sua nave durante a batalha espacial no estilo Space Invader.

E ainda caberia uma última ação no dia 26 de março: um Chat ao vivo com fãs no canal oficial da banda no YouTube às 21h com a Premiere do álbum exatamente às 0h. Gigaton estava lançado. E no dia 6 de abril chegava ao 1º lugar da lista de álbuns de rock da Billboard americana, ao 5º lugar no TOP200 e ao Top10 em mais 12 países (sendo 1º lugar na Itália e na Áustria). Um resultado expressivo para a banda, num momento em que o rock perde muito espaço nas paradas.
Gigaton é o 11º álbum de estúdio do Pearl Jam. E para uma banda que tem uma das relações mais estreitas com fãs e os presenteia com um vinil, uma revista e uma camisa exclusiva todo fim de ano. E que já esteve no cinema com dois filmes PJ20 – em comemoração ao 20º aniversário da banda – e Let’s Play Two – que narra a paixão de Eddie Vedder pelo Chicago Cubs na conquista da World Series de baseball em 2016… o que mais essa banda poderia fazer para surpreender? Tudo isso que eles fizeram durante o pré-lançamento de Gigaton.