Você já pensou em resumir a sua história em apenas uma frase? Qual seria? Que partes da sua vida e da sua trajetória são fundamentais para contar quem você é, qual o seu objetivo e o que você precisou ou precisará fazer para alcança-lo? Essa concisão tem nome no mundo do audiovisual: logline.
A logline é o seu cartão de visitas para despertar o interesse pela sua história. Bem escrita, ela pode abrir as portas de seu universo e personagens para que se conheça o que vem naquela trama que se anuncia. Mal escrita, ela pode derrubar uma possível boa ideia que você teve.
Olhem esses exemplos:
Logline 1:
Com doença terminal, homem de meia idade fará de tudo para deixar uma boa herança para sua família antes de morrer
Logline 2:
Após ser diagnosticado com câncer, professor e pai amoroso começa a traficar e fazer alianças perigosas para solucionar os problemas financeiros de sua família.
Se você viu Breaking Bad, certamente, captou que essas loglines se encaixam para o resumo da trama da série. Mas qual delas é mais sedutora e instigante? Qual delas te motiva mais a descobrir o que irá acontecer com esse homem de meia idade?
Na primeira, o uso de termos genéricos faz com que a história se pareça com várias outras que provavelmente você já viu. Falta o caráter único dela. Aquilo que faz dela especial, inconfundível e obrigatória de ser vista. O famoso “must see it”.
Já na segunda, informações como “professor” “pai amoroso” “câncer” “traficar” “alianças perigosas” criam uma empatia com o protagonista. Além disso, colocam uma situação inusitada um pai amoroso – e ainda por cima professor – virar traficante. Quantos indivíduos iguais a ele você conhece?
Para mim, a segunda logline é muito mais atraente e convidativa, e para você?
Mesmo com uma logline criativa e muito bem estruturada, isso não é certeza de que você vai conseguir emplacar seu projeto. No vídeo abaixo, o criador de Breaking Bad, Vince Gilligan, fala sobre a dificuldade que teve de vender a série – apontada pela crítica como uma das maiores séries de tv de todos os tempos – para os grandes estúdios e canais de tv americanos. Antes de ser comprada pela AMC, Gilligan recebeu negativas de HBO, FX e TNT.
Os grandes estúdios recebem milhares de projetos por ano. Imaginem o tempo necessário para que todos sejam lidos? É ligeiramente impossível que se leia por completo todos os projetos, correto? Então criar o universo, os personagens, pensar a trama, desenvolver o arco da temporada, os arcos de episódios… colocar tudo num bom projeto… tudo é importantíssimo. Mas uma boa logline é fundamental. Afinal, ela é o primeiro contato que a pessoa interessada terá com o teu material.
Tem dúvidas sobre como escrever a sua logline? Vamos conversar, de repente, posso te ajudar a melhorar a frase que pode fazer o seu projeto decolar.